segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

MÚSICA COM LATA



"Drumming - Grupo de percussão" surgiu em 1999, no Porto, e, nos últimos anos, tem firmado o seu papel no panorama musical português, com apresentações que vão da percussão erudita ou do rock-jazz-world music, à musica de cena para teatro, ópera e bailado, passando pela programação contemporânea temática.
Este domingo estiveram no Concerto Promenade, no Coliseu do Porto, onde mostraram o percurso e as várias utilizações dos "Steel Drums" ou "Tambores de Aço" em diferentes estilos musicais.

Há poucos dias disse, que "o que para uns é arte, para outros pode ser, apenas, um caixote do lixo", a propósito das esculturas de Juan Muñoz que estão no jardim da Cordoaria, no Porto. Desta vez, depois de assistir ao concerto "Música com Lata" e de ouvir a história dos "Steel drums"- surgem, nas ilhas de Trinidad e Tobago, nas Caraíbas, do aproveitamento de materiais velhos abandonados pelas tropas, logo após a segunda guerra mundial, sendo os barris de petróleo os mais apreciados- devo dizer obrigado. Enquanto houver, no mundo, seres humanos com imaginação e vontade de mudar para melhor, então, haverá esperança para as gerações vindouras. Teria sido muito bom que, alguns dos nossos governantes, tivessem assistido a este concerto, para aprenderem a diferença entre fazer música com lata e ter lata para dar música.

Sem comentários:

Enviar um comentário